domingo, 21 de setembro de 2014

Salmão com molho thai

Mesmo gostando de cozinhar, não tenho tempo de passar horas e horas na cozinha e durante a semana opto por pratos fáceis e rápidos. Um dos meus favoritos e que faço pelo menos uma vez a cada 15 dias aqui em casa é o meu salmão com molho tailandês. Um gostinho levemente apimentado e exótico!

Adoro peixes e como a maioria da população mundial, o salmão me parece um dos peixes mais saborosos. A vantagem é que aqui na França podemos encontrar inclusive por preços corretos! Mais um motivo para ser um peixe muito consumido.

Veja como é facil!

Basta passar na peixaria mais perto de casa e escolher a quantidade de salmão necessária para o número de pessoas. Se preferir, escolha outro peixe.
 Sempre tenho leite de coco em casa, que compro em um supermercado asiático em Paris, mas aqui é muito fácil de encontrar. Para o molho tailandês utilizo uma pasta de curry vermelho, muito usada nos pratos tailandeses pelos proprios tailandeses. Na verdade é um purê de pimentas vermelhas e outros ingredientes utilizados na cozinha tailandesa. A que eu compro é da marca Marks & Spencer, essa rede inglesa que adoro e que vende produtos geralmente de qualidade. Mas é possivel encontrar em lojas asiáticas ou especializadas.
Coloco o peixe em uma frigideira anti-aderente quente, com um pouquinho de óleo. 2 minutinhos de cada lado e coloco uma colher à sopa bem generosa desta pasta de curry vermelho. Na receita original se coloca bem mais, mas eu gosto de pratos levemente apimentados, nada exagerado, então me limito a uma colher. Adiciono 200ml de leite de coco para 2 porções e deixo engrossar, primeiro em fogo alto até ferver e após em fogo bem baixo.

Não adiciono nenhum outro tempero no cozimento.

Pronto para servir.
E sirvo geralmente com arroz, mas vario os tipos de arroz. No momento o meu favorito é um arroz vermelho, que cozinho na água (como macarrão), o que limita a gordura. Vale lembrar que para preservar os elementos nutritivos o arroz (assim como o macarrão) nunca deve ser cozido demais, deve ser servido "al dente" (durinho).

 Esse é o resultado final:


E por falar nisso, aqui jah é tarde e isso de meu fome, vou correr preparar o meu jantar!

O que achou? Viria jantar na minha casa em um dia desses em que estou sem tempo (ou sem vontade de cozinhar)?

P.S.: Eu prefiro esse molho com salmão ou camarões (também fica delicioso), mas também é recomendado com frango ou legumes (para vegetarianos ou simpatizantes).

7 comentários:

Eliana disse...

Opa, me espera que tô chegando!!! Nunca tinha visto arroz vermelho na vida! hahaha É saboroso? Vou fazer esta sua receita aqui também, me deu água na boca!!! Boa semana, Milena!

Marta Faustino disse...

Tenho de experimentar um dia desses, apesar de achar o salmão um peixe muito gorduroso. Beijo.

lili disse...

Sabia que até a chegada da família real portuguesa, no Brasil só se produzia o arroz vermelho?Os portugueses introduziram o arroz branco e o vermelho(muito nutritivo) deixou de ser plantado.

Sandra disse...

Eu também nunca vi esse arroz vermelho! Vou procurar por ele. Eu amo salmão, mas infelizmente por aqui não custa tão pouco e eu acabo não comprando tanto quanto gostaria :-(. Boa idéia esse molho. Vou experimentar com frango qq dia desses!

Jeh disse...

Adorei a receita!!!

Vou tentar achar essa pasta de curry vermelho em Lyon, o leite de coco é facil mesmo de encontrar!
Deve ficar uma delicia com o colin d'Alaska tb =)

grande abraço,

Jéssica RM

Anônimo disse...

não precisa perguntar duas vezes! :)
bjs, Eve

Rosely disse...

hummm parece ótimo, apesar de não ser fã do salmão.( gosto muito dele cru na comida japonesa. Valeu a inspiração thai. Estou numa fase gulosa e adoro ir para a cozinha experimentar coisas.