sábado, 25 de maio de 2013

Pelo "interior" da França: natureza e descobertas inesperadas

Se em abril eu andei falando por aqui que a primavera tinha chegado na França, ela só deu uma passadinha e foi embora!!!
Mas nem por isso vou desanimar e passar os finais de semana debaixo das cobertas...
Sábado passado queria visitar uma encantadora cidadezinha francesa (da qual falarei mais tarde) ao redor de Paris, e acabei decidindo aproveitar para fazer o trajeto à pé, o que não era lá o caminho mais fácil, já que cerca de 12km nos separavam na estação de trem mais próxima (Orry la Ville) até o destino final (Senlis) e mais 12km para voltar. Apesar do esforço e da chuva que ameaçou no final do dia, conseguimos aproveitar cada minuto do caminho!!!

 Não é melhor ver de perto, tocar e sentir tudo isso, ao invés de passar correndo de carro?

 Os lindos e fedidos perfumados campos amarelinhos de Colza. Muita gente pensa que é "Canola", mas canola é uma variedade de Colza criada pelos canadenses, só que as variedades atuais são quase idênticas, daí a confusão. Essa planta existe há mais de 3500 anos e seu cultivo foi muito importante na França dos anos 1750-1850. Ela é da mesma família da Mostarda, mas, #peloamordedeus, não tem nada a ver com o Girassol!!! 
Encontramos alguns amiguinhos e é engraçado o quanto eu o adoro cheirinho de vaca!!!

E não é que no meio do caminho nos surpreendemos com um "castelinho"?
 O Château de Pontarmé é um autêntico castelo do século XVI (mas começou a ser construído 2 séculos antes) no meio dessa natureza verdejante.
 Um lugar mágico...

 Para quem deseja, o castelo pode ser alugado para casamentos e outras recepções... Se eu fizer uma festa ali, prometo convidar todos os leitores do blog!!!

Já sabem, sou chatinha mas comigo não tem tempo feio!!!

12 comentários:

Sandra disse...

Vou esperar o convite para a festa :-).
Eu também adoro descobrir essas cidadezinhas "perdidas".
Lindas as fotos!! Bj

Jorge Fortunato disse...

Milena
Gosto muito desses sseus relatos. Que lugar bom para visitar. O dia estava perfeito, anda de muito sol ou calor, daí uma caminhada dessas vale mesmo a viagem. Sempre que vou para Rennes passo por uns campos e vejo essa flor amarela, não sabia que se chamava colza. e já pode colocar meu nome na lista para sua festa!
Beijos

Graça Oliveira - Rio de Janeiro - Brasil disse...

Simplesmente lindo... Amei

vievivi.blogspot.com disse...

Muito Lindo o Passeio...essas flores brancas, di-vi-nas!!!

Unknown disse...

Oi Milena, adoro o seu blog!! Sempre conto suas experiências para o meu marido e damos muitas gargalhadas juntos, porque passamos pelas mesmas situações. Eu moro em Bordeaux (a propósito vocês já estiveram por cá?) e acredito que em Agosto estarei em Paris novamente com uma amiga. Desta vez eu queria alugar um apartamento, mas tudo que encontrei achei bastante caro. Você tem alguma dica?? No mais, achei este blog com fotos de um apartamento maravilhoso que a autora ficou mas ela não referencia em qual site fez a reserva. http://www.minhafilhavaicasar.com/alugar-apartamento-em-paris/

obrigada pela atenção,

Milena F. disse...

Sandra e Jorge, assim que eu ganhar no Euromilhão organizo a festa e vcs serão convidados! Jorge, o tempo estah otimo... Mas começou a chover muito 10 minutos apos o final do passeio!

Anne, no site conexaoparis, que é bem conhecido, tem muitas opções de apartamentos para alugar, algumas amigas e conhecidas alugaram pelas dicas de lah e sempre tve retornos positivos! Avise quando vier!

Bruxa do 203 disse...

Que paisagens lindas!!!

Amoooooo vacas!!!!

Line disse...

Hahaha, finalmente alguém que também gosta de cheirinho de vaca, haha! Lindo lugar!

Gabriela Rodrigues disse...

Eu adoro esses castelos medievais, são lindos demais!! Quero conhecer mtos! Adoro história, coisas antigas rsrs....

Beijos!

Ana disse...

Oi, Milena,

Encontrei o seu blog por acaso e achei tudo muito lindo! Me bateu uma vontade de viajar e de descobrir estas lindas terras! Eu também sou parte de um casal franco-brasileiro (se bem que somos "ainda" namorados) e estou me preparando a minha vinda na França. Um abraço de Lille!

Xaxa Paytomhormalsty disse...

Oi! Eu gostaria de saber o nome dessa cidade... Estou escrevendo um romance que se passa no interior da França...

Milena F. disse...

Xaxa, essas fotos foram tiradas perto de Paris, não era tão interior assim (mesmo se já tem cara!).
As primeiras são de uma cidadezinha que se chama Orry La Ville e as últimas de uma que se chama Pontarmé!