quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Salon du Chocolat em Paris!

Se tem francês que não gosta de queijo ou de vinho, na minha opinião uma verdadeira paixão nacional por esses lados de cá é o chocolate!

As estatisticas apontam que a média de consumo é de 6.7 kg de chocolate por pessoa por ano, e que 97% dos franceses consomem chocolate ao menos uma vez por semana! As crianças também consomem muito chocolate desde pequenas (os nutricionistas aconselham por aqui chocolate amargo todos os dias como lanche, mas muitos pais substituem pelo chocolate ao leite, mais apreciado pelas crianças), e as mulheres são capazes de comer uma saladinha minúscula, mas não abrem mão de uma sobremesa extra-large!!!

Chocolate sempre foi um artigo de luxo supérfluo na minha casa. Minha mãe comprava somente na Páscoa e enquanto minhas irmãs consumiam tudo rapidinho, os meus duravam o ano inteiro e as vezes até estragavam! Não que eu não goste, mas mais que um pedacinho começa a me dar dor de cabeça e preciso comer algo salgado em cima!

Mas não é novidade para quem acompanha o blog há algum tempo que meu marido consome muito mais do que a média francesa... Ainda assim, ele evitava todos os anos o Salon du Chocolat (salão do chocolate) para não cair ainda mais em tentação! Porém esse ano fomos lá conferir e degustar os clássicos e novidades!

O que mais impressiona é o sucesso do evento. O ano todo são centenas e centenas desses salões (feiras de eventos) sobre todos os assuntos e temas possíveis e imagináveis. O do chocolate está sempre lotado, assim como o do automóvel, da agricultura e do turismo. São centenas de expositores, a começar pelas grandes marcas francesas e internacionais, pequenos produtores, grandes nomes de chocolatiers (criadores de chocolate, muitos deles premiados), sem contar os produtos associados.
 Adoro esses chocolates
 Para quem quer saber como é feito o famoso Ferrero!







 "Esculturas" em chocolate



E o tão esperado desfile de "roupas" em chocolate.

Até mesmo o Brasil estava ali representado, com um lindo e espaçoso stand. Porém as meninas que atendiam estavam tão mal-humoradas e com "uma cara" que nem tive vontade de ir falar com elas ou fotografar, fiquei apenas escutando quando elas falavam entre elas em português. Elas estavam reclamando e rindo dos franceses que chegavam esperando encontrar chocolates com frutas exóticas do nosso país, e não era o caso. Elas tinham bombom de cupuaçu, mas não mostravam pois achavam muito complicado de explicar e diziam "eles não vão entender". Sei lá, era só explicar que se trata de uma fruta típica de uma certa região e pronto. Os franceses são bem abertos e até hoje todos que conheço que provavam amaram.

Perdeu essa delícia achocolatada? Não tem problema, no ano que vem tem mais...

15 comentários:

Ma Petite Lima disse...

Mi! Estou com "sérios problemas" por causa do chocolate.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Explico! Não é tao serio assim!:\ Mas andei abusando e to parecendo uma adolescente.

Mas que chato esse lance das "menininhas", né? Bahhh, se aceita o trabalho, então que trabalhe.. que tenha boa vontade.. Nammmm!

Bju grandão
Joanna

Ahhh, vc sabe se essa feira tem pelos lado do Sul da França? Se tivesse aqui em Nice eu ia na hora!! rsrsrsrsrs..

Natalia Itabayana disse...

Deve ter sido um espetaculo pros sentidos esse Salon! Ja visite a chocolateria Puyricard, que é aqui perto, e os chocolates são muito bons e finos, desmancham na boca.
Realmente uma pena que as moças do stand do Brasil estavam despreparadas, e concordo com você quanto à receptividade dos franceses a produtos diferentes, acho que foi uma falha a ser corrigida nas proximas edições!

Ana Paula Rovina disse...

Eu vou todo ano, desde que cheguei aqui, mas esse eu perdi.. é um cheiro delicioso passear por ali, nao é ? e respondendo à outra amiga ai que comentou, tem "Salon du Chocolat" em varios lugares da França, entra no site deles que você vai ver..

Enaldo Soares disse...

A imprensa brasileira tratou o evento como se o Brasil tivesse dominado o Salão. É um complexo de Carmen Miranda.

Ana Maria Brogliato disse...

Milena, que perdição!!! Eu teria que me preparar um m~es de dieta antes de ir num eventos destes. Tudo bem que seria uma provinha aqui e outra ali, mas só o cheirinho do chocolate já me daria vontade de provar de tudo.
Agora, achei muito desagradável o comportamento das promotoras/atendentes brasileiras, eu fiquei com vergonha alheia!
Beijos
www.viagensebeleza.com

Unknown disse...

Eu sou uma chocoholic assumida, adoro chocolate.
Ganhei bombons de cupuaçú recentemente e estou devorando todos os dias. Sou do Amapá, e esse bombom de cupuaçú é da região norte e é tudo de bom.
Será que tem uma feira de pães aí em Paris? Adoraria ir também para provar.

Deby-abelha disse...

Que perdicäo!!! Que perdicão!!!!!!!
Eu sou da turma do seu marido, se comeco não páro nunca mais!!!!
É triste...

Ká Miranda disse...

Ai Milena que maldade, eu tô aqui lambendo os beicos de vontade, nossa...se tiver coisa melhor do q chocolate ninguem me avisou ainda,haha!

Olha tem um meme pra vc lá no meu blog viu?

Beijos!!

Beth Blue disse...

Nossa Milena! Que maldade...fiquei com água na boca só de olhar as fotos.

Eu amo chocolate e no inverno como quase todo dia (não devia mas como). É a minha principal comfort food nos meses escuros :-(

E que bom que você não liga pra chocolate, assim fica mais fácil manter a forma. Eu e Liam passamos a semana passada inteira comendo Mozart kugelen que ele trouxe de Innsbruck!

I love chocolate...

Chris (MorarNaSuica.com) disse...

Que delícia! =)

Pra mim seria uma perdicao! rsrs

Só achei bem feia a atitude das meninas do stand Brasil. Shame on them!

bjs

Larissa e Edgard disse...

Eu também não sou tãaao chegada em coisas doces assim, mas o marido ama chocolate! Esses tempo atrás visitamos uma fábrica aqui que tinha uma degustação no final e foi delicioso também! E é sempre chato ver brasileiro falando com a maior liberdade e a bobeira que quiser como se ninguém fosse entender. Situação chata e que infelizmente nos deixa envergonhados. Beijo!

Sandra disse...

Hummmmm que feira deliciosa!!! Vc acredita que morando aqui na Suíça - que muitos dizem ser o país do chocolate - nunca fui a uma exposição de chocolates? Aliás, esta semana, vi aqui em ZH, em uma chocolateria fina, a menção de um chocolate feito com cacau do Brasil, chamado "Cabruca Brasil" (até tirei uma foto, kkkk), acho legal isso, deles mostrarem a origem do cacau :-).
Eu fico impressionada com a criatividade e a delicadeza dos "chocolatiers", quanta sensibilidade que eles tem na criação de um chocolate "gourmet". Ah, e que pena que essas meninas brasileiras, que tem a oportunidade de trabalhar, e de certa forma "representar" o Brasil em um evento desses façam-nos passar vergonha! Muitas pensam que ninguém vai entender o que elas estão falando em português. Triste. Shame!!

Flavia disse...

Olá vim te visitar e me deparo com post de chocolates rs.Já fui hiper mega viciada, mas agora na gestação os 3 primeiros meses mudou muito meu paladar para o salgado, agora nos 5 já comi alguns mas sabe com aquela educação rsrsrs de não devorar tudo, porque eu igual suas irmã comia tudo de uma vez.Mas esses daí deu uma vontadezinha, lindo de ver.Beijos

Milena F. disse...

Puxa, não imaginava que o tema "chocolate" fosse atrair tantos comentários!

Joanna, como disse a Ana mais abaixo, tem em outros lugares sim, mas talvez não seja tão grande quanto esse evento em paris. Mas dê uma olhadinha no site!

Natalia, sempre fico impressionada com o talento desses profissionais (chocolatiers, patissiers, etc...)!

Ana Paula, adorei o evento mas não sei se irei todo o ano! Muita gente!

Enaldo, o stand do Brasil era muito bonito e muito maior do que os outros, o que significa que houve muito investimento. Pode ser que tenham feito muitos negócios, já que o foco era no cacau (creio que o objetivo era vender a matéria prima), mas nesse dia em que fui, o salão inteiro estava lotado e a parte do Brasil estava vazia.

Ana Maria, realmente dava para provar de tudo, desde uma parte inteira ou provinhas. Já viu o estrago duas horas depois!!!

Roseane, adoro bombons de cupuaçu, tenho amigos do Norte que sempre me presenteiam com essas delícias da sua região! Não sei te dizer se tem feira de pães, vou procurar, mas imagino que sim, pois tem de tudo!!!

Milena F. disse...

Deborah, Ká, Beth e Chris, pensem pelo lado positivo: chocolate ajuda no bom humor e dizem que é excelente para a memória!

Beth, meu marido adorou esses chocolates, que compramos em Viena!!!

Larissa, adoro visitar fábricas de qualquer coisa e ver como os produtos ou objetos são produzidos! Eh verdade que deveriamos tomar mais cuidado ao abrir a boca, pois tem sempre alguém perto para entender!

Sandra, tb fico bem orgulhosa quando vejo algo assim! Outro dia foi em uma cidadezinha perdida, encontrei um café do Brasil, comecei a ler e a vendedora veio elogiar o produto, dizendo que não tinha nada a ver com o café que se compra em supermercado e explicando o cultivo do café no Brasil!

Flavia, dizem que na gravidez mudam os nossos gostos e paladares... Chocolate é bom e comer tb (eu adoro tudo que envolve gastronomia), mas bom seria se pudessemos nos controlar e comer tudo com moderação!!!