sábado, 9 de junho de 2012

Le Touquet Paris-Plage

Não sei se já comentei diretamente aqui no blog, mas 99% dos passeios e outras atividades são idéia minha. Pesquiso os destinos, preços, hotéis, o que fazer, restaurantes, tudo, compro e muitas vezes meu marido só conhece o nosso destino na data da nossa partida. Foi o que aconteceu da última vez em Londres (eu vi que uma grande exposição sobre Leonardo da Vinci iria começar, comprei os ingressos, passagens de trem, reservei o hotel troquei euros por libras, tudo preparadinho! Algumas semanas depois, quando ele soube da exposição, não tinha mais ingressos!) ou Viena (li em uma revista que 2012 era o ano Klimt, com diversas exposições e eventos com esse tema, e pensei que abril seria a melhor época; ele só soube do nosso destino quando fizemos check in!).
Apesar de adorar fazer esse trabalho (afinal, como diz Sylvain "a gente nunca é melhor servido do que por si mesmo"!), esse é igualmente um dos principais motivos de briguinhas bestas. Explico: eu digo que estou sempre pensando em coisas para fazer, e principalmente passeios que ele goste, mas ele dificilmente me propõe alguma coisa! Umas das frases dele: o que vamos fazer hoje? Onde você quer ir? Onde você quer jantar?
Puxa, ele não pode escolher de vez em quando? Ele jura que não é má vontade, mas diz que nunca sabe se estarei disponível ou não (ok, tenho um planning meio complicado, mas tudo está ali anotadinho no calendário!!!) e se o passeio vai me agradar!
Hoje é o grande dia, ele planejou há uns 2 ou 3 meses esse final de semana comigo, e por enquanto não sei quase nada a respeito. Sei que é na França (felizmente, pois meu passaporte ainda não está pronto e não poderia sair do país) e que iremos de trem. Fiz algumas perguntinhas básicas e ele me abriu que é uma cidade pequena, não muito turística, que não tem praia e não tem castelo... Em resumo, passaremos um final de semana "tranquilo". Confesso que estou com um certo "medinho"... 
Da última vez que ele organizou um final de semana, nosso destino foi a praia do Norte da França na cidade chamada Le Touquet. Adoro praia, mas o problema foi que ele reservou o hotel na cidade de Etaples, onde ficava a estação de trem, mas que fica há uns 5km do Touquet! Ele me jurou que tinha ônibus que fazia a ligação entre as duas cidadezinhas, mas o último ônibus era às 17h! Ou seja, tinhamos a opção de voltar para Etaples onde não tinha nada para fazer às 17h, ou ficar no Touquet, com a sua praia e o seu centro bem animado, com bons restaurantes, e voltar os tais 5km à pé (sendo que pela manhã tinhamos perdido o ônibus e também tinhamos ido à pé!). Optei pela opção da caminhada noturna...
Mas vou mostrar para vocês um pouco do Le Touquet Paris-Plage
A cidade conta com um aeroporto, e há alguns meses vi fotos em uma revista de Angelina Jolie que tinha descido ali, pilotando seu próprio avião. Muitas pessoas gostam do Touquet para praticar esportes como Golfe, tiro ao arco. A cidade conta com um hipódromo e um centro equestre. Mas uma das atrações é o char à voile (carro à vela, se alguém souber o nome em português, avise!), que é um "esporte" muito praticado aqui na França nas praias de areia e com muito vento! Quando ali estivemos, para mim já tinha vento suficiente, mas parece que não o suficiente para a prática do char à voile
Um ventinho básico

Nesses tais 5 km de caminhada para chegar à praia, a atração fica por conta das belíssimas e diferentes casas de praia. Geralmente quem tem uma residência secundária ali não é gente com pouca grana não!

O centro da cidade é bem bonitinho, adorei passear pelas ruas, pelas lojas e observar os prédios.




  Essa é a prefeitura, construída entre 1929 e 1931 em estilo normando e gótico inglês.
Por falar em inglês, boa parte dos veranistas são ingleses!








 Ali também encontrei uma loja das conservas La Belle-Iloise, uma marca da Bretanha que fabrica e vende conservas deliciosas! São sardinhas de  vários tipos, atum, anchovas, tudo uma delícia e um trabalho com ingredientes selecionados e de qualidade! Enlatados de luxo! Quem disse que comer saridnha de lata era coisa de pobre? Eu sempre compro a minha preferida, Sardines à la Luzienne au Piment d'Espelette et Jambon de Bayonne (sardinhas temperadas com pimenta de Espeletti e Presundo de Bayonne, ambos produtos da região do País Basco).

Adorei visitar o mercado, com seus produtos frescos, além de ser bem colorido e animado!



E nada melhor do que se deliciar em um doa vários restaurantes especializados em frutos do mar!
Escolhemos o Restaurante La petite Charlotte, localizado em uma das ruas principais. Adoramos a decoração e os pratos, além do preço correto. Gostamos tanto que até voltamos no dia seguinte pois queríamos provar outros pratos, mas infelizmente néao tiramos muitas fotos, pois o restaurante estava lotado.
 Entrada
Prato
Alguns veranistas eram um pouco estranhos...

 Em muitas praias francesas, principalmente do norte, encontramos essas casinhas com portinhas, onde as pessoas guardam cadeiras de praia e outros objetos. Não sei se elas alugam por temporada ou se compram, e apesar de ser muito prático, eu acho muito feio!!!
 O pessoal também adora ir de barraca para a beira da praia... essas são bonitinhas, mas a maioria leva as barraquinhas de camping mesmo, dessas que se compra na Decathlon! E são farofeiros mesmo, só falta a farofa! Para mim praia bonita é com bastante guarda-sol... mas é claro que com o vento do norte nenhum guarda-sol ficaria no lugar!
Mas ok, não posso reclamar, o mais importante é que tinha mar, areia e sol! 

Acesso Le Touquet Paris-Plage
Cerca de 2 horas de trem partindo de Paris. A estação de trem mais próxima fica em Etaples, à cerca de 5km. Opções de ônibus (limitada!), aluguel de bicicletas ou caminhada! melhor ir de carro!

10 comentários:

Wilqui Dias disse...

Muito boa suas dicas, ao ler sente-se vontade de correr fazer a malas e viajar...rsrs
mesmo com veranista estranhos e agua gelada rsrs tudo parece muito lindo, acredito que seja mesmo!!!
bjs

Inaie disse...

querida, depois de andar 10 km por que o marido "se enganou na reserva", acho melhor, muito melhor você continuar gerenciando esse departamento!

Adorei as fotos

Tatiane disse...

Meu marido tb não programa nada tudo sou eu! As vezes bate um nervosismo mas fazer o que ele diz que prefere que eu organize pois ele é "nul" aham sei....

Jorge Fortunato disse...

Achei o máximo essa praia, mas as águas devem ser bem geladas, ou não? A Bretagne é uma região formidável, com ótimas praias. De fato, caminhar 5 km para ir tudo bem, mas voltar... que preguiça...rs
Bjs e bom domingo

Deby-abelha disse...

Sabe que também temos essas briguinhas bestas?Pq eu não me importo de promover um passeio, pensar e etc... Mas as vezes gostaria que o outro lado de vez em quando pensasse um pouquinho e me surpreendesse. Mas é a mesma coisa, não sabe se vai me agradar, se eu vou ficar satisfeita. Bom, as vezes eu acho que é mal costume.

Mas que delicía de lugar!!! Areia branquinha, cabelos ao vento... Bem verão! Agora é aguardar o destino que te espera. Doida pra ver as cenas dos próximos capítulos!

Bj

Unknown disse...

Oiii
ai que lugar chique!
Tambem preciso de um pouco de sol, praia e mar...
POr aqui é o contrário... quem organiza todas as nossas viagens é o schatz, ele faz isso muito melhor que eu!

bjsss

Michele disse...

Concordo com a Inaie,aproveita que ele ta disponivel pra te acompanhar. Sei que cansa peogramar e decidir tudo mas aprendi com experiências como a sua pesquisar eu mesma.

Lulu disse...

Ah eu lebro q vc falou dessa viagem rsrs

qndo teve sol tava querendo ir la, mas a praia mais perto era na Belgica rsrs acabamos indo pra la mesmo (vc devia cnhecer Ostende)

pelo seu post, vejo q é bem bonitnha... vou tentar ir num dia de sol (serà q aparece esse dia? rs)

Bjao

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Mi, meu marido tb nao programa nada, deixa tudo por minha conta.

Vc e esses seus passeios maravilhosos, rs.

Que sua semana seja abencoada

;)

Milena F. disse...

Wilqi, adoro viajar, mas tb é tão bom voltar para casa :)

Inaie, é verdade, para essa função sou mais qualificada!

Tatiane, acho que deve faltar um pouco de imaginação nesses homens! Mas o meu, por exemplo, tem tanta imaginação para outras coisas!!!

Jorge, adoro as praias da Bretanha, Normandia e do Norte da França, mas as águas séao geladas sim! E isso que sou acostumada com as praias do Rio Grande do Sul! Para ir fui feliz da vida, mas o problema mesmo é voltar!!!

Deborah, acho que é verdade, deixamos esses homens mal acostumados!

Anna, eu reciso de um pouco de sol e de mar para o meu equilíbrio psicológico! Vc tem sorte de poder ser surpreendida pelo maridão! :)

Michele, vc tem razão, já tenho sorte de ter um marido que está sempre disponível e que "topa todas", néao dá para pedir muito, não é?

Lulu, vai mesmo, já que não fica longe de onde vc mora! Mas não tem comparação com Biarritz, que realmente amei! Queria conhecer Ostende, quem sabe no próximo ano?

Geogia, obrigada! Mais importante do que quem planejou o passeio, é o passeio em si, não é?