sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Leituras para terminar o ano

Fechando 2011 com chave de ouro nas leituras!!!

Un heureux événement, de Eliette Abecassis (um feliz acontecimento)
Como a gravidez é um tema que não sai da minha cabeça, consegui ler esse livro que estava querendo encontrar há algum tempo! O filme (francês) saiu não faz muito tempo nos cinemas daqui, mas infelizmente não pude ver).
Adorei o livro, achei muito bem escrito... E as "idéias" bem que poderiam ter sido minhas, já que nada me surpreendou e TODAS as questões que ela coloca já passaram pela minha cabeça... Se eu escrevesse tão bem assim (ainda mais em francês!). Porém confesso que não imaginava esse final (fiquei um pouco decepcionada.
Livro totalmente contra-indicado para quem já está grávida!


Le Chat du Rabbin, de Joann Sfar (o gato do rabino)
Adoro histórias em quadrinhos, ainda mais nos formatos daqui... E me apaixonei pelo Chat du Rabbin, esse gatinho muito fofo que pertence ao rabino Sfar e que mora na Argélia! O gato começa a falar, depois fica sem poder falar e por aí vai, e ele vai contando suas aventuras no início do século XX... Lindo!!!
A história foi transformada em desenho animado, lançado no ano passado; assisti recentemente em DVD, mas não chega aos pés do texto!


 Les enfants terribles, de Jean Cocteau (as crianças terríveis)
Aparentemente um livro que se lê aqui na escola... E eu acabo lendo tudo que possa entrar na cultura francesa para me sentir parte, entendem? Seria como no Brasil em uma discussão nunca ter ouvido falar de Machado de Assis, de "A Moreninha", "O cortiço", etc...
Todo mundo conhece esse livro (mesmo que não tenha lido, já ouviu falar). Trata-se de um irmão e de uma irmã que se encontram em casa, sem ir à escola, órfãos de pai e mãe, sustentados por amigos da família. Um terceiro e mais tarde um quarto personagem se introduzem na história, mas não conseguem fazer o corte entre os irmãos, que fazem do quarto um santuário. E tudo termina mal!
Mas eu não gostei do livro não!
 Les "larmes" de Marie-Antoinette, de Juliette Benzoni (as lágrimas de Maria Antonieta)
Esse livro comecei a ler por engano!
Tenho a estranha mania de não ler a descrição dos livros, e pelo título pensei que falasse de Maria Antonieta, rainha da França, esposa de Luís XVI, executada em 1793 por ocasião da Revolução Francesa 4 anos mais cedo. Mas o livro se passa no início do século XX, e fala de uma exposição de jóias da rainha no Château de Versailles (no Trianon, residência da rainha, para ser mais exata) durante a qual crimes são cometidos. Então, era uma história de crime e mistério! E as tais "larmes" nada mais eram do que diamantes em forma de lágrimas!
Mas gostei do livro, pois tem uma descrição incrível da cidade de Versailles, do castelo, da história do lugar...

Volto em 2012 com novas leituras! 

Nos próximos 3 dias é esse livro que não vai sair da minha mão!


7 comentários:

Ana Paula Gervason disse...

Milena querida!

Feliz ano novo, muita paz, amor e saúde! Obrigada pelo carinho durante esse ano!

Bjsss,

http://toutlamour.blogspot.com

Unknown disse...

Olá Amiga

Vim agradecer todo o carinho e prestígio, que vc nos concedeu, em 2011. Esperamos retribuir np próximo ano.

FELIZ 2012

BJ0000000000.......................
www.amigadamoda1.com

Jorge Fortunato disse...

Milena
passado rapidinho para deseja r um Feliz Ano Novo para você!
Abraços do carioca

Dri Andrade disse...

querida, feliz ano novo cheio de sorrisos novos, realizações , paz saúde e amor!

beijos

She disse...

Nossa, amei essas capas! Belas dicas! ;)
Beijo, beijo!
She

Margot disse...

fiquei super curiosa p ver o filme do livro da gravidez e saber do final!! hehehehe

feliz ano novo!!!!!

Enaldo Soares disse...

A primeira vez que entrei na seção de quadrinhos da Fnac/Les Halles fiquei embasbacado. Minha namorada disse: "Fofo (rs...), o nosso mundo é pequeno"