segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Strahovsky Kláster, Praga

          Um dos lugares que mais gostamos de visitar em Praga foi o mosteiro de Strahov. Esse célebre mosteiro fica na parte alta da cidade, no bairro Hradcany, perto do castelo e foi fundado no século XII pelos premonstratenses (ou norbertinos, pelo que pude traduzir), uma comunidade de ordem católica. E lá estão localizadas duas bibliotecas excepcionais, cuja riqueza e ornamentos nos deixam sem palavras.

 Sala de teologia, a "maravilha de Strahov", decorada em estilo barroco exuberante em 1671
e afrescos do início do século XVIII. Abriga mais de 15 mil volumes.
Sala de filosofia, com um teto alto e estreito. Abriga mais de 50 mil volumes

          A biblioteca é constituída de salas de teologia e de filosofia. Nas salas anexas podemos observar algumas iluminuras medievais (século IX) e um "mini-museu" de história natural.

                                      Reservando com antecedência é possível visitar o interior das duas bibliotecas, eles nos emprestam umas pantufas e a visita é guiada e limitada a 30 minutos. Para fotografar é necessário pagar um "extra", o equivalente a 2€, e 4€ para filmar. Diante de tanta beleza não nos importamos em pagar, pois acreditamos que o dinheiro é investido na manutenção do local, que merece mesmo, para continuar assim belo e aberto a visitas!
Além da biblioteca, é possível visitar a Igreja Nossa Senhora da Ascensão na qual teria tocado Mozart, a Capela São Roque (dedicada às exposições temporárias) e a Galeria Strahov, consagrada a telas religiosas e de paisagens, indo do estilo gótico ao romantismo (pinturas do século XV até o XIX). Ao fundo do mosteiro, o jardim nos beneficia de um dos mais belos paronamas de Praga.
Portão de entrada do monastério, construído em 1742 e decorado com estátuas de São Norberto e dois casais de anjos portando os emblemas do santo.
 Nossa senhora da ascensão
No pátio interno do mosteiro.

Gostou de Praga?
Saiba mais sobre a cidade, a Catedral São Vito, seus personagens ilustres ou o bairro judeu

8 comentários:

Dani ;) disse...

Nossa. parece cenario de filmee!!
Coisa linda, ne?
Realmente os cuidados q eles tem em conservar tamanha beleza histórica é compreensível....
lindo demais!!!


Bju no core!
Dani do Estação Beauty4you

Luciana disse...

Oi Milena, vim responder seu comentário no meu blog aqui. Olha, eu achei os livros caros também, mas não acho que a gente encontra pra comprar pela Europa, não sei, pelo menos aqui na Noruega não tem. Comprar pela internet em sites brasileiros sai muito caro, eu acho,porque pagamos muito pelo envio, muito mais até do que custa. Eu baixei os livros, não gosto de ler no computador, mas em alguns casos tenho que fazer isso. Baixei pelo 4shared.

Beijo

Adriana Alencar disse...

Extremamente interessante! Deve ser maravilhoso conhecer uma cidade assim!
Bj
Adri

Anônimo disse...

off topic- guria, vi um filme frances q amei e lembrei de ti - queen of play chama aqui. vou ver se faco um post em breve. mi (do mulherzinha)

Deby-abelha disse...

Eu me imaginei casando nessa Biblioteca!!! Lugar incrível! Imagina passar uma tarde inteirinha admirando esse teto! Acho que jamais me concentraria em algum livro num lugar dessa, tamanha formosura.

Debbie (mulher de fases)

Celia disse...

Amiga, amei tudo. Praga é maravilhosa. Bj

Milena F. disse...

Dani, Adriana e Célia, realmente é um lugar lindo e mágico!

Luciana, tenho muito medo de baixar coisas pela internet aqui na França, tenho medo que o controle seja muito rigoroso... Vivem mostrando na tv que enviam multas astronômicas e que depois ainda bloqueiam o acesso à internet da pessoa pelo resto da vida! Será que é verdade?

Mi, valeu a dica do filme!

Deborah, nada mal um casamento em um lugar assim, ainsa não tinha me ocorrido!

Enaldo Soares disse...

Depois de Paris e Roma, eu tenho a impressão de que Praga é a cidade mais bonita do mundo.