terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cuide bem da sua pele

          Desde que vim morar na França a minha pele mudou completamente! Antes, nunca passava creme, não tinha nenhum cuidado especial... Mas aqui, comecei a ter pele de crocodilo pelo corpo inteiro e o rosto tão ressecado que dificultava a rir!
          Claro, testei diversos cremes para o corpo e rosto, agora tenho os meus preferidos. Mas tão importante quanto encontrar o bom hidratante é encontrar o bom produto para se lavar!
Esqueçam os Dove da vida com seus 1/4 de creme hidratante... Tem sabão dentro, tem diversos ingredientes quimicos que limpam sim, mas ressecam a pele. Nosso amiguinho sabonete "decapa" o filme hidrolipídico da pele que a cobre e protege naturalmente.
          Mas como escolher o produto certo? Aqui na França, mesmo que os brasuileiros adorem dizer que francês não tome banho, é impossível contar a quantidade de produtos para a ducha, o banho, limpeza do rosto que podemos encontrar em supermercados, farmácias e lojas especializadas, o que torna muito difícil a escolha.
          Confesso que não testei tudo o que existe, para isso teria que viver 100 anos em cada uma das 100 vidas. Mas após muito testar, encontrei 3 produtos que estão sempre no meu banheiro:

1.  LIPIKAR SURGRAS de La Roche Posay (encontrado em parapharmacies, em torno de 10 euros o recipiente de 400ml). A textura é cremosa, praticamente sem cheiro. Sem sabão e sem paraben.

2. Huile de Douche Amande de L'Occitane (14,50 euros o recipiente de 250ml). Textura em óleo que em contato com a água se transforma em uma textura leitosa. Um agradável perfume de amendoas. Sem sabão e sem paraben.

3. Creme de Douche Ultra Riche Karité (13 euros o recipiente de 250ml). Textura creme, quase sem perfume. Sem sabão e sem paraben.

          Um detalhe importante: quando escolhemos produtos de qualidade, como esses citados acima, eles vão espumar BEM menos que os produtos vendidos em supermercados. Isso porque as basses espumantes geralmente naturais, e não um produto químico baratinho que é colocado nos produtos de supermercado, que realmente vai espumar bastante (o que geralmente as pessoas gostam), mas não é nada bom para a pele.
          Para quem gosta de bastante espuma, aconselho a usar uma esponja de banho como essas em formato de flor. Com elas, uma pequena quantidade de produto vai espumar bastante mesmo! Falo isso pois presentei alguns amigos com produtos similares e eles me disseram que como quase não fazia espuma, eles usavam muita quantidade e o produto acabou rápido! Atenção, não é porque um produto faz bastante espuma que vai limpar melhor. Nem é porque usamos 400 litros de água ao invés de 40 que seremos mais limpos. (vale essa dica para preservar o meio ambiente!)

3 comentários:

Maíra K. disse...

Hmmm, boas dicas, vou experimentar esses produtinhos. Minha pele também fica super ressecada, e eu gasto (literalmente) os tubos em cremes hidratantes. Pode ser que com esses cremes de douche diminua a necessidade de tanto hidratante.

Sobre a (falta de) espuma, acho que tem a ver com a quantidade de calcário na água. E eu confesso que eu gasto um monte de sabonete porque eu adoooooro espuma! Hehehe!

beijos

Milena F. disse...

Teste sim e depois deixe a sua opinião!
bjs

Anônimo disse...

O Lipikar da La Roche Posay é excelente. Assim como vc eu nunca precisei usar cremes enquanto estava no Brasil. Foi pisar na Europa e os problemas começaram, inclusive pequenas rachaduras que chegaram a sangrar um pouco. (baita ignorância) Quem me recomendou o Lipikar foi uma dermatologista brasileira e... voilá! Perfeito! Uso o creme apenas após o banho. Aquele potinho clássico de hidradante da Nivea também me ajudou bastante até eu experimentar o Lipikar. Mas já ouvi dizer que o da Nivea tem que ser comprado aqui na Europa e não o do Brasil.